quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vela caixa envelhecida em ouro



Material:
Meio kg de parafina comum
Estilete
Giz de cera escolar vermelho e amarelo
10 cm de pavio
Pauzinho de sushi e churrasco
Tinta acrílica ouro
Betume
Pincel
Pano de algodão
Pincel
Caneta de ponta fina sem tinta
Ferro de passar roupa
Lata vazia de capuccino 3 corações 200 gr


Modo de fazer:


1- Derreta a parafina em uma leiteira em fogo bem baixinho. Quando tiver aspecto de água, desligue. Acrescente o giz de cera vermelho e o amarelo ponha aos pedaços para obter a cor ferrugem.



2- Mexa com palito de churrasco. Acrescente uma essência de sua preferência à base de óleo.



3- Unte a lata com óleo de cozinha comum, despeje a parafina tingida até a metade da lata. Espere formar uma crosta fininha na superfície. Meça 1/2 centímetro de distância da lateral da lata, com o estilete corte um circulo.



4- Despeje metade da parafina liquida que está na lata na leiteira e espere esfriar um pouco.



5- Centralize o pavio e apoie-o no pauzinho de sushi, espere esfriar completamente.



6- Agora aqueça a parafina da leiteira, não muito, e preencha a lata deixando 1 cm sem parafina, não encher até a superfície. Deixe esfriar completamente para desenformar.


7- Para fazer a tampa da vela. Unte a lata novamente, despeje parafina uns 3 cm na lata, deixe formar uma camada fininha e repita o mesmo processo, corte um circulo e desta vez derrame toda a parafina que estiver liquida. Espere esfriar completamente e desenforme.


8- Com estilete, corte as rebarbas. Com ferro de passar roupa, dê acabamento deixando as duas peças lisinhas e uniformes.



9- Com a caneta de ponta fina, faça desenhos na vela, arabescos, gotas, veja a peça pronta para ter uma idéia. Limpe bem.



10- Pinte a peça com betume.



11- Limpe o excesso com um pano de algodão, sem pressionar, apenas para aparecer bem o desenho. deixe secar bem.



12- Com um algodão, pinte as duas peças com tinta acrílica ouro, destacando bem os desenhos. Vai parecer ouro envelhecido. Espere secar e está pronta a peça.



13- Peça finalizada.


Dica de Uso:
Essa vela pode ser feita para lembrancinhas e nunca acabará. Como? A vela queima de modo a não danificar a parte de baixo e depois que esfriou ela serve como objeto de decoração. Ao colocar a tampa, ela parecerá uma peça em madeira, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi deixe aqui seu comentário