domingo, 8 de março de 2009

Passo a Passo Chaveiros em tecido



A diferença entre um produto artesanal está no fato de ele ser único, praticamente exclusivo, e ser feito à mão. Para isso, é necessário muita criatividade para produzir peças coloridas e muito úteis.
A artesã Rosemar Caixeiro Trevizani, da Associação de Artesãos do São Mateus, produz peças em feltro há quase um ano e usa a criatividade para dar vida a chaveiros e a móbiles.
Com materiais simples e fáceis de encontrar você pode fazer objetos para presentear com exclusividade. A artesã vai dar algumas dicas para fazer um chaveiro de borboleta em tecido.
Você vai precisar de:
• Agulha para costurar mais grossa;
• Linhas de crochê;
• Fibra siliconada para encher;
• Miçangas, pedrinhas e paetês para decorar;
• Fitas coloridas;
• Pingente de tecido colorido;
• Molde do desenho de sua preferência;
• Corrente e peça de chaveiro;









Veja o passo-a-passo
Passo 1:
Corte o tecido de acordo com o molde. Rosemar diz que eles são facilmente encontrados em revistas de artesanato e podem ser feitos em papelão ou cartolina, que são materiais mais resistentes. Você vai precisar de dois recortes para o corpo, lembrando que são duas partes de dentro e duas de fora, em cores diferentes.














Passo 2: Costure a parte menor na maior usando a linha de crochê colorida, fazendo laços a cada ponto. Faça isso com as duas partes da borboleta.

Passo 3: Agora, você vai costurar os dois lados. Rosemar alerta para que tenha atenção nesta hora. Não feche tudo, pois você vai precisar de um espaço para colocar a fibra siliconada.

Passo 4: Coloque a fibra siliconada dentro da borboleta. O segredo é apertá-la bem para que fique firme e deixe a borboleta bem durinha. Rosemar aconselha usar a ponta de uma tesoura para colocar a fibra.

Passo 5: Acabe de fechar a borboleta.

Passo 6: Use as miçangas e paetês para bordar. Rosemar diz que deve-se puxar bem a linha para que o bordado não fique solto.

Passo 7: Use as pedrinhas e o pingente de tecido colorido para montar um cordão. Ele vai ser colocado na parte de baixo da borboleta. Não há necessidade de passar a linha até a parte de cima, então deve ser costurado em baixo. Depois, monte as peças do chaveiro e costure na parte de cima.

Passo 8: Amarre as fitas coloridas junto à peça do chaveiro.

5 comentários:

  1. Adorei o seu chaveiro e queria saber se esse pingente de tecido colorido você que faz ou já vem pronto?!

    ResponderExcluir
  2. oi, Você pode comprar feito ou fazer...Mais é melhor fazer porque é bem simples.

    ResponderExcluir
  3. adorei e super legal tmb sou artesa ja fiz um vou vender na minha loja!

    ResponderExcluir
  4. como fazer o pingente de tecido colorido?
    aqui na minha cidade é dificil de encontrar.
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Por favor me indique uma loja on-line onde posso encontrar os pingentes.
    obrigada

    ResponderExcluir

Oi deixe aqui seu comentário